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Tração Elétrica Sistema CVE

Sistema CVE

Sobre o Sistema CVE

O Conversor Veicular Elétrico foi concebido para ser o controle do motor de veículos elétricos, sempre considerando a eficiência e a confiabilidade.

 

Possui características inéditas até então, como interface direta com acelerador, sensor óptico de rotação do motor, regeneração intrínseca e automática em desacelerações e frenagens.

Comparado a sistemas equivalentes, com motores de corrente contínua, apresenta grandes vantagens; Não dá “trancos” de  corrente no barramento de baterias, o que aumenta em muito a vida útil das mesmas. Minimiza o custo de manutenção pois não tem escovas, e pode utilizar motores de indução otimizados para outras freqüências de rotação que não as de redes 60Hz e portanto são mais eficientes, menores e mais baratos.

Motores de indução têm suas bobinas conectadas internamente na configuração trifásica, para serem alimentados por rede elétrica de três tensões defasadas de 120graus. Os conversores industriais recriam, a partir da tensão de seu barramento, uma rede elétrica trifásica para o funcionamento dos motores de indução.

O CVE aboliu totalmente esta rede elétrica intermediária simulada. As bobinas do motor são acionadas diretamente pela tensão do barramento.
Por consequência, temos:
1. Melhor aproveitamento da tensão contínua das baterias. A tensão ac resultante é o dobro da obtida por conversores convencionais. Esta tecnologia foi nomeada como “Indutron”, de INDUção eleTRONica.
2. Maior eficiência.
3. Pela divisão da corrente que circula no motor, as perdas ohmicas em fios e internamente ao conversor são reduzidas pelo quadrado da corrente.
4. Pela recirculação das correntes das bobinas sem que estas retornem à fonte de energia.
5. Pela modulação PWM-bipolar.

Inversores para aplicação industrial consideram um controle automático de processos.

Num veículo elétrico o controle deve ser do motorista. São situações diferentes.
O algoritmo de controle do CVE foi otimizado para que o motorista tenha a sensação de pronta resposta do acelerador, e controle de torque com extrema precisão. Além disto, a regeneração, ou reaproveitamento da energia em frenagens e desacelerações ocorre de forma automática, ao contrário de sistemas onde o motorista deve acionar controles no painel para tal finalidade.

De tecnologia 100% nacional, simplifica e resolve a interligação dos sistemas de bordo de um veículo elétrico.

Além disso pode ter inúmeras outras aplicações onde a eficiência e controlabilidade são requisitos fundamentais como por exemplo: refrigeração ininterrupta, ferramentas elétricas de médio porte, transporte e elevação de cargas, sistemas integrados à rede elétrica (Smart Grids) ou fontes alternativas de energia. (eólica, solar, geradores, etc...).

Os recarregadores de baterias “inteligentes” que pode fazer parte do sistema CVE, pelo fato de poderem equalizar as cargas do banco, permitem uma maior autonomia e durabilidade.

Sistemas CVE

CVE024/1

Aplicação:
Equipamentos, logística, mini-kart e veículos de recreação.

Sistema CVE024/1
CVE024/1,5

Aplicação:
Equipamentos, logística, mini-kart, veículos de recreação e moendas.

Sistema CVE024/1,5
CVE048/2

Aplicação:
Logística, kart, barco, pequenos veículos.

Sistema CVE048/2
CVE048/3

Aplicação:
Logística, kart, barco, pequenos veículos.

Sistema CVE048/3